sexta-feira, 14 de outubro de 2016

TMC - Transmissor Modulado no Catodo - Catodino

Olá para todos!

Este é um transmissor de baixo custo, simples de ser montado e com boas reportagens! Uma experiência aprovada por quem já o escutou.


A figura 1 mostra a primeira experiência. Modulando placa e screen.

A figura 2 mostra a segunda experiência, modulando no driver.


A figura 3 mostra uma nova experiência, modulando o catodo do tanque final.


A figura 4 mostra mais uma experiência modulando o catodo do tanque final.


A figura acima, mostra o catodino quase pronto... mais um experimento e... BINGO!


Esta é a ultima e muito eficiênte, versão do catodino. Ficou muito bom!


CONSIDERAÇÕES SOBRE O MODULADOR CATODINO.

1º É importante, para o bom funcionamento dos transistores do pré que sejam ajustadas as resistências de base ou coletor para que se obtenha uma tensão de metade da tensão de vcc  no coletor dos transistores. EX: se a tensão medida no ponto de alimentação for 12 volts, devera ser ajustado o resistor de base ate obter-se  metade da vcc ou seja 6 volts. Esta necessidade é devida ao fato dos transistores terem diferentes ganhos entre si.

2º Este modulador deverá ser montado numa caixa blindada preferencialmente, a fim de se evitar que penetre RF no pré de áudio.

3º O potenciômetro de gate  do mosfet devera ser ajustado para um ponto de melhor modulação, no meu caso ficou com 40 vcc no dreno do mosfet.

4º Este modulador precisa de muito pouco áudio para excitar o fet então não tente colocar mais pré amplificação, pois os dois transistores já são muito. Talvez um compressor de áudio que mantenha uma saída uniforme, possa ser utilizado desde que a saída máxima seja corretamente ajustada.

Um abraço para os montadores e desbravadores dos catodos alheios!


A foto acima é o transmissor TMC em sua versão atual.

3 comentários:

  1. Gracias por la información. Interesantes experiencias.

    ResponderExcluir
  2. Vou experimentar em um TX com ECL85 para 27 Mhz. 73! PY2CWW

    ResponderExcluir
  3. Olá Nelson e amigos! Informo que acabei de montar o Catodino II. A primeira montagem funciona com uma válvula 6DQ5 e 550V de placa. Ficou legal e fornece em torno de 45Watts de potência. Nesta nova montagem usei uma PL509 com 840V de placa. Conseguí a potência máxima de 150Watts com modulação bem limpa. Fiquei muito contente, mas informo que é muito difícil neutralizar a PL. A sintonia do tanque ficou crítica, precisa paciência para acertar a sintonia. Abraços amigo Nelson! Boa sorte a todos na montagem!

    ResponderExcluir